No Brasil, em 2002, a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes) instituiu o dia 23 de Setembro como “Dia Nacional do Sorvete”. A data foi criada com o objetivo de celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, já que é nesta época que o consumo de sorvete no país aumenta.
Infelizmente ainda existe um costume cultural no país que interfere no crescimento do ramo durante todo o ano, pois os sorvetes são pouco consumidos no inverno.
Ao contrário daqui, no Hemisfério Norte por exemplo, onde os invernos são rigorosos, consome-se 88% dos sorvetes produzidos anualmente.
A indústria de sorvete brasileira gera 75 mil empregos diretos, 200 mil indiretos e tem faturamento anual aproximado de R$12 bilhões. Um valor significativo, mas que pode e deve aumentar, justamente com planos de expansão e de mudança cultural, com incentivo ao consumo mesmo em períodos de baixas temperaturas.
Além de muito sensível, o sorvete pode perder suas características sensoriais facilmente.
Alguns problemas podem ocorrer ao longo da fabricação, estocagem e distribuição que afetam drasticamente as vendas e o crescimento de uma marca como arenosidade, presença de cristais de gelo, “linguento”, separação de fases, perda da estabilidade e da cor, entre outros.
Dispomos de diversas soluções para esse ramo tão significativo, e nos preocupamos com a ideia de ampliação e do impacto direto no crescimento do país, com geração de emprego e renda.
Saiba mais sobre climatização, resfriamento e congelamento, que são indispensáveis em todo o processo de fabricação e transporte dos mais variados tipos de sorvetes.