O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo, e apesar das mulheres acima de 35 anos serem o alvo principal, ele também pode afetar os homens, e para este ano foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres (INCA).
Denominada Outubro Rosa, a campanha nasceu na década de 1990 nos Estados Unidos, e recentemente decidiu incluir também o câncer de colo de útero em sua luta. Com o objetivo de conscientizar e compartilhar orientações e informações a respeito dessas doenças, o movimento proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribui para a redução da mortalidade.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos. Entre eles estão:
– Manter um peso corporal adequado;
– Não fumar;
– Não ingerir bebidas alcoólicas;
– Alimentar-se de forma saudável;
– Praticar atividade física regularmente;
– Evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses;
O instituto também afirma que percentual de cura é alto quando o câncer de mama é identificado em seus estágios iniciais, quando as lesões têm menos de dois centímetros de diâmetro. O INCA participa do movimento desde 2010, ajudando na promoção de espaços de discussão sobre o controle da doença, produzindo, divulgando e disponibilizando materiais informativos.
Orienta-se também que todas as mulheres conheçam seu corpo, e, sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Não há técnica específica para a autopalpação segundo o instituto, e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.
Além de tomar todas as precauções, é imprescindível que você procure ajuda profissional ao identificar qualquer alteração irregular ou sintoma suspeito. A KitFrigor apoia o Outubro Rosa, e faz parte desta luta. Todos estamos juntos nessa causa!
Leia também:
25 anos KitFrigor | Kitfrigor e o Agronegócio | A Refrigeração no combate ao desperdício de alimentos