Notícias

blog-image

Por que não a amônia?

Os sistemas de refrigeração que utilizam amônia operam de maneira similar aos de fluorocarbonetos, mas ainda assim possuem diferenças básicas. Mesmo que você não encontre muitos sistemas de refrigeração utilizando amônia em residências, eles são  encontrados em fábricas que precisam de grandes aparelhos que conseguem resfriar substâncias muito rapidamente.

Para começar a refrigeração imediatamente, a amônia é distribuída em vasos de pressão que a separam no estado líquido e gasoso, que armazena e manda para diferentes partes do sistema quando é preciso. Os refrigeradores a hidrocarbonetos, ao contrário, não têm vasos de pressão.

Para o meio ambiente é o refrigerante mais ecológico, pois possui zero potencial de risco ao aquecimento global e zero deterioração do ozônio. A toxicidade da amônia, a inflamabilidade e a compatibilidade do material devem ser levados em conta. Ao mesmo tempo, qualquer vazamento será detectado muito rapidamente devido ao odor, uma perda em potencial de refrigerante também será mais baixa.

Mas o que é amônia?

A amônia é considerado um produto químico perigoso, quando manuseado de forma incorreta ou inalado. Uma de suas principais características está o cheiro forte, além de dissolver muito bem na água. 

Pode ser utilizada na fabricação de fertilizantes agrícolas, plásticos, de produtos de limpeza, farmacêuticos, fibras, etc.

Compartilhe:
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
LinkedIn
Share
Instagram